logo

Atualidades

Entidades vão à Câmara de Cáceres pedir CPI e afastamento do prefeito


Por Romilson Dourado

img
Um dos prefeitos mais rejeitados do Estado, Francis Maris (PMDB) volta a enfrentar protesto em Cáceres. Nesta segunda, cerca de 500 pessoas, entre representantes de movimentos sociais, de servidores públicos, de moradores de bairros e dos sem-terra, vão fazer manifestação em frente à Câmara Municipal. A concentração está prevista para a partir das 18 horas. Uma hora depois, deve começar a sessão ordinária. Os manifestantes vão cobrar dos 11 vereadores  algum tipo de providência quanto ao chefe do Executivo municipal. Querem abertura de uma comissão processante para investigar uma série de denúncias, inclusive de corrupção.

Protestam contra o que chamam de “vários desmandos”, que estão afetando o desenvolvimento do município. A radialista Mariele Nascimento, que desenvolve ações sociais, afirma que “pior do que está não pode ficar”. Chama Francis de incompetente. Afirma que o prefeito está preocupado apenas em cobrar impostos da população e fechar o cerco com fiscalização no comércio, enquanto os serviços essenciais são precários.

Assegura que falta até medicamento nos postos de saúde. No transporte escolar, alunos de alguns assentamentos ficaram impedidos de ir à escola porque a prefeitura não pagou combustível e donos das empresas que fazem o transporte cruzaram os braços por quase uma semana.

De acordo com Mariele, denúncias para investigar o Executivo não faltam. Ela cita relatório do Tribunal de Contas do Estado, que aponta superfaturamento em R$ 300 mil da empresa Esquinão da Bateria nos serviços de fornecimento de peças e consertos de veículos da prefeitura. Diz ainda que há secretários donos de empresas que estão fazendo negócio com o município.

Reclama também do que chama de falta de visão administrativa de Francis, empresário que assumiu o posto de prefeito em janeiro de 2013. Revela que o Estado liberou R$ 1 milhão para o Festival Internacional de Pesca, que começa no próximo dia 11. Pontua que, como a cidade vive o caos, com ruas esburacadas tanto no centro quanto em quase todos os 46 bairros, esse dinheiro poderia ser utilizado para ajudar a gestão na área de infraestrutura. “A população está desestimulada. Muitos comerciantes estão fechando as portas. O prefeito é uma decepção. Ele governa com empresários que patrocinaram sua campanha e agora estão sendo nomeados como secretários”, dispara Mariele Nascimento.

JOVEM SENADOR(A)

Estudante de Figueirópolis d’Oeste é selecionada em programa promovido pelo Senado Federal

Caso seja selecionada na etapa estadual, Maria Luiza poderá integrar a comitiva de jovens de todo o país que vivenciarão a rotina parlamentar no Senado Federal.


JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS

Pensão por Morte é concedida a filha de ex moradora de Quatro Marcos após ajuda em mutirão

Por ser tratar de uma ação itinerante, o fluxo de análise dos processos é diferenciado.


Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.